terça-feira, 14 de junho de 2011

VIOLÊNCIA DOMESTICA

Publicado em: Revista Extra, Jequié-BA, p. 26, 01 nov. 2010.

A violência domestica é entendida como a violência exercida no âmbito familiar, envolvendo pessoas com parentesco civil ou parentesco natural. Manifesta-se em varais formas de atos violentos direcionados geralmente a idosos, crianças e mulheres. Pode ser classificada em quatro categoriais:
 Violência física ocorre quando alguém causa ou tenta causar dano, por meio de força física, de algum tipo de arma ou instrumento que pode causar lesões.
Violência sexual é toda a ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga outra à realização de práticas sexuais contra a vontade, por meio da força física, da influência psicológica, ou do uso de armas ou drogas.
Negligência é a omissão de responsabilidade, de um ou mais membros da família, em relação a outro, principalmente com aqueles que precisam de ajuda por questões de idade ou alguma condição específica.
Violência psicológica é toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à auto-estima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa, por meio de ameaças, humilhações, chantagem, cobranças de comportamento, discriminação, exploração, crítica pelo desempenho sexual dentre outros. Esta categoria de violência é a mais difícil de ser identificada e pode causar ansiedade, fobias e outros distúrbios mentais.
Alguns estudos apontam que a violência domestica freqentemente está associada ao consumo de substâncias químicas, dentre elas ao cosumo de alcool. A relação entre consumo de álcool e condutas violentas constituem um problema social. Em relação a violência de gênero epecificamente sofrida por mulheres, dados mundiais indicam que ocorre em todos os países,  independente da classe social, idade, raça, tipo de cultura ou nível de desenvolvimento econômico do país.
A violência sofrida pelas mulheres tem se agravado tanto em termos de quantidade quanto de qualidade, ou seja, as vítimas têm sofrido agressões físicas cada vez mais severas, que ocasionam a morte ou graves seqüelas. Portando, como mecanismo para coibir tamanha violência foi criado a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha para prevenir, punir e erradicar toda e qualquer forma de violência contra a mulher.
Toda e qualquer vítima de violência necessita de um acompanhamento psicanalítico, pois ajudará na superação dos traumas sofridos, podendo restabelecer a auto-estima e um bom controle das emoções.

Leia Mais:

PAREDES, J. M. H; VENTURA, C. A. A.  Alcohol Consumption and Domestic Violence Against Women: a Study with University Students from Mexico. Rev. Latino-Am. Enfermagem 18(spe): 557-564, TAB. 2010 Jun.

RODRIGUES, D. T; NAKANO, A. M. S. Violência doméstica e abuso de drogas na gestação. Rev. bras. enferm. 60(1): 77-80, ND. 2007 Feb.