terça-feira, 14 de junho de 2011

Comportamento Infantil

Publicado em:  Revista Extra, Jequié-BA  p. 13, 20 mar. 2011.

Por que refletir sobre o comportamento infantil? Porque a criança desde a fase uterina até se constituir em um ser adulto no teatro da vida compõe uma trama fascinante, que passa pelo desenvolvimento embrionário, maturação físico-biológica, desenvolvimento das capacidades, habilidades, competências, formação moral e emocional. O resultado deste espetáculo é o desdobramento de uma personalidade humana, nova e única, pois o ser humano mesmo com tantas interações com grupos sociais ele não perde a sua unicidade.
Partindo desse pressuposto, podemos pensar que o comportamento da criança é influenciável? Sabemos que biologicamente os caracteres hereditários influenciam no desenvolvimento de algumas características do indivíduo, porém só isso não é o suficiente em termos de desenvolvimento comportamental. Na interação com o ambiente externo a criança apreende muito das situações vivenciadas nos espaços onde ela interage. Os genes colaboram com o crescimento e desenvolvimento dos elementos biológicos, ao passo que as experiências vivenciadas ao longo da caminhada da vida ajudam a modelar o comportamento do ser a partir dos significados e representações que o indivíduo de forma consciente ou inconscientemente estabelece com tais experiências.
O crescimento e desenvolvimento da criança é algo que deve ser considerado deste o momento da fertilização do óvulo, pois o feto no útero materno, mesmo este sendo constituído de elementos que fornecem proteção para o desenvolvimento do embrião, ele poderá ser afetado por exemplo, por uso de substâncias teratogênicas capazes de ultrapassar a placenta e alterar o desenvolvimento fetal. Mas, além de uso de substâncias a mãe submetida a momentos de stress ou perturbações emocionais na gestação pode transferir toda tensão para o feto.
Os bebês nascem com um tipo peculiar de temperamento, que é constituído por uma interação dos condicionantes biológicos e ambientais que produzirão padrões de comportamentos que dependerá da natureza individual de cada ser. Então, finalizo com alguns questionamentos: 1) A base familiar influencia no comportamento da criança? 2) Qual o papel dos país na formação do comportamento infantil? 3) Como deve ser o ambiente familiar para uma boa formação de comportamento, competências, habilidades, formação moral e emocional da criança? 
“...Saiba!
Todo mundo foi neném
Einstein, Freud e Platão, também
Hitler, Bush e Saddam Hussein
Quem tem grana e quem não tem...
Saiba!
Todo mundo teve infância
Maomé já foi criança
Arquimedes, Buda, Galileu
E também você e eu...” (Saiba: Arnaldo Antunes)

Saiba mais:

BRAZELTON, T. B et al. 3 a 6 anos- Momentos decisivos do desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Artmed, 2003.

JERUSALINSKY, A. N. Psicanalise infantil. Porto Alegre: Artes e ofícios, 1999.