segunda-feira, 6 de junho de 2011

O Ambiente no Contexto Educacional

Publicado em: Revista Cotoxó, Jequié-BA, p. 8 - 8, 01 maio 2011.

A questão ambiental mobiliza atualmente, além do cidadão comum, diversos setores da sociedade como empresas, indústrias, governo, ONGs, escolas, partidos políticos, imprensa e outras entidades.
Carvalho (2008) destaca que, na esfera educativa, se observa a formação de consenso da necessidade do enfoque da questão ambiental em todos os níveis de ensino, em caráter transversal e interdisciplinar, na tentativa de mobilizar saberes para a formação de atitudes e sensibilidades ambientais.
O trabalho pedagógico na área educacional torna-se de extrema importância para a compreensão das questões ambientais relacionadas não apenas com os fatores naturais – natureza –, mas também com as dimensões sociais e culturais que permeiam a interação do homem com o ambiente.
De forma geral, no trabalho pedagógico com o tema ambiente torna-se constante a socialização da visão naturalista, que reduz o ambiente à natureza, sem vínculos com os demais fatores que interagem com o meio. Trabalhar com o tema ambiente vai além da visão naturalista, é necessário o enfoque das relações dinâmicas que envolvem o âmbito social, cultural, econômico, político e ecológicas.
A ação educativa deve ser voltada para uma educação ambiental cidadã, com intervenção político-pedagógica direcionada para o estabelecimento de uma sociedade de direitos e ambientalmente justa.
O processo educativo tem um papel preponderante na compreensão da relação entre homem, ambiente, sociedade, cultura e tecnologia, promovendo discussões e embates sobre a prudência no uso dos recursos naturais na sociedade contemporânea.
Surge então a necessidade da formação do o sujeito ecológico, que é um ideal de ser que condensa a utopia de uma existência ecológica plena, que busca repensar os dilemas sociais, éticos e estéticos configurados pela crise socioambiental, apontando para a possibilidade de um modo de vida socialmente justo e sustentável.
Investir na formação de indivíduos críticos e ecológicos atuantes na sociedade contemporânea significa contribuir para uma postura ética e crítica à ordem social vigente. Portanto, se torna de fundamental importância que se reflita sobre como o processo de ensino deve ser planejado em busca de tal formação.
Torna-se relevante compreender quais são os valores, as atitudes e as crenças centrais que devem constituir o sujeito ecológico e como ele deverá operar em consonância com a orientação socioambiental, para expressar seu ponto de vista considerando as características individuais e coletivas nos contextos histórico, social e cultural. Sendo assim, a proposta educativa poderia ser pautada na formação de um sujeito capaz de ler seu ambiente e interpretar as relações, os conflitos e os problemas existentes.

SAIBA MAIS EM:
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008.