terça-feira, 14 de junho de 2011

Falando Sobre Sexualidade

Publicado em: Revista Extra, Jequié-BA, p. 23 - 23, 06 abr. 2011.


De onde vêm os bebês?
Por que sangrar todo mês?
Quando será a primeira vez?
Como impedir a gravidez?
Por que não posso ver um filme-X?
Por que não posso ler a revista que eu quis?
Por que não posso ser um cara feliz?
Por que não posso ter aquela meretrix?
É verdade que cresce cabelo na mão?
É verdade que a doença pode vir num beijo?
É verdade que é bom reprimir o desejo?
É verdade que as mulheres gritam de paixão?

Música: Mistérios da sexualidade humana
Composição: Os Replicantes

A sexualidade como tema é considerada como um conhecimento transversal, ou seja, está presente em vários ambientes e situações, como na escola, em congressos, nos programas de TV, na internet, na família, em danças, nas músicas, em livros, enfim, ela está inscrita no dia a dia do ser humano.
Mas, o que entendemos por sexualidade? É possível estabelecer um conceito universal sobre sexualidade? Neste texto, a sexualidade é compreendida como as experiências vivenciadas, valores, regras, atitudes, representações simbólicas, prazeres e desejos construídos individual ou coletivamente e que perpassam pela identidade sexual do homem e da mulher.
A Sexualidade agrega algumas teorias dentre elas encontra-se a contribuição do renomado Psicanalista Sigmund Freud (1856-1939) que ao realizar investigações sobre as causas das neuroses detectou que na grande maioria de pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, os dados recolhidos os levou a formalizar conceitos sobre a sexualidade infantil fundamentado resumidamente nas seguintes considerações: a) a função sexual existe desde o princípio de vida, logo após o nascimento e não só a partir da puberdade. b) o período da sexualidade é longo e complexo até chegar a sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção de prazer podem estar associadas, tanto no homem como na mulher. 
A sexualidade para alguns pesquisadores (LOURO, 2000; PARKER, 2000) se manifesta também a partir do âmbito  social e político, e  não remete apenas a questão pessoal, ela é construída ao longo da vida a partir das interpelações do ambiente onde o indivíduo se encontra inserido. Dentro dessa perspectiva a sexualidade envolve linguagens, fantasiais, rituais, símbolos, códigos, representações, concepções... que abrangem processos culturais e plurais.
Do ponto de vista da dimensão social, político e cultural a sexualidade considerada  como algo natural do homem e da mulher é descartada, pois os indivíduos não vivem ou experimentam o corpo da mesma forma, pois esse corpo toma sentido  diverso  a partir do gênero que representa, da cultura que faz parte e das relações sócias estabelecidas.

LEIA MAIS:
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. IN: LOURO, Guacira Lopes (Org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade: Autentica: Belo Horizonte, 2000.

Parker, Richard. Cultura, economia política e construção social da sexualidade. IN: LOURO, Guacira Lopes (Org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade: Autentica: Belo Horizonte, 2000.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Vol. 7, 1905.