Silvana do Nascimento Silva.
Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências-UFBA/UEFS. Professora Adjunta do
Departamento de Ciências Biológicas-DCB, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB.
siluesb@hotmail.com
Resumo: A abordagem dos estudos relacionados à problemática ambiental tem sido incorporada às discussões mais centrais da sociedade contemporânea. Isso ocorre também no setor educacional, no qual o ambiente é entendido como um tema transversal, que deve abranger todas as áreas, permeando toda a prática educacional. Este ensaio teórico objetivou realizar uma abordagem sobre o tema ambiente no ensino de Biologia, refletindo sobre o contexto educacional, formação para cidadania e interdisciplinaridade. Torna-se mais do que necessário discutir, no âmbito da sala de aula de Biologia, principalmente no que se refere à questão ambiental, as relações sociopolíticas que permeiam este tema. Além disso, é também necessário promover, na sala de aula, discussões mais críticas sobre o ambiente, como parte de um campo em que transitam conhecimentos socialmente construídos, que é perpassado por conflitos de interesses.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Ambiente, Interdisciplinaridade.