domingo, 20 de outubro de 2013

INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA REGULAR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA DOS DOCENTES E DA PSICOPEDAGOGA


CARVALHO, Indira Carla Vieira da Silva. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLA REGULAR: UMA ANÁLISE SOBRE A PRÁTICA. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié-BA, 2013.

Orientadora: Profa. Dra. Silvana do Nascimento Silva


RESUMO

O presente trabalho monográfico, intitulado Inclusão de Crianças com Síndrome de Down em escola regular: uma análise sobre a prática dos docentes e da psicopedagoga visa analisar como ocorre o processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Down (SD) em uma escola de ensino regular da rede privada do município de Ipiaú-BA. Este trabalho propõe sensibilizar todos que exercem influências no processo ensino-aprendizagem, como escola, Governo, família e sociedade. Este estudo se refere a uma pesquisa qualitativa, que visa explicar a causa das coisas, além de buscar soluções para os problemas encontrados. A coleta de dados foi realizada a partir de observações sistemáticas do ambiente escolar, do emprego do questionário aos docentes e da entrevista com a psicopedagoga. Após serem transcritos, os dados foram analisados permitindo assim a construção de 3 categorias para os docentes sendo elas 1- Identificação dos sujeitos pesquisados; 2-Caracterização da aluna; 3- experiência docente com a aluna: com as subcategorias: trabalho docente, dificuldades apresentadas, desenvolvimento comportamental, formação para o trabalho docente, acessibilidade e avaliação pedagógica. E para a psicopedagoga foram construídas para a discussão 5 categorias: 1-Identificação da psicopedagoga; 2-concepções sobre alunos com necessidades especiais; 3-acessibilidade escolar; 4-avaliação pedagógica; 5-formação pedagógica. Estas categorias permitem perceber e refletir como os docentes e psicopedagoga trabalham com um aluno incluso, mostrando assim que ainda há limitações para as praticas inclusivas no ambiente escolar e que o preconceito é um dos fatores que influenciam no desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Inclusão Escolar; Preconceito; Síndrome de Down.