quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Concepções dos moradores do entorno do Parque Nacional de Boa Nova, Bahia, Brasil, sobre a preservação e conservação da biodiversidade, com enfoque na extração madeireira na região


CARDOSO, P. F. M. Concepções dos moradores do entorno do Parque Nacional de Boa Nova, Bahia, Brasil, sobre a preservação e conservação da biodiversidade, com enfoque na extração madeireira na região. Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – UESB, 2013.
Orientadora: Profa. Dra. Karine Santana Carvalho
Co-orientadora: Profa. Dra. Silvana do Nascimento Silva



RESUMO
O constante uso dos recursos naturais do planeta Terra tem suas causas através das diferentes atividades humanas que põem em perigo a sobrevivência de toda a biodiversidade do planeta. Dentre estas atividades está a fragmentação florestal que, entre outros fatores, compromete parte da riqueza de espécies e pode causar profundos e irreversíveis danos estruturais ao ambiente. Nesse cenário envolvendo conservação da biodiversidade, a educação ambiental (EA) assume um papel primordial, no sentido de mostrar de forma conceitual e prática, a relevância de atitudes sustentáveis. Partindo desse pressuposto, este trabalho objetivou analisar, através de entrevistas semi-estruturadas, concepções acerca da conservação da biodiversidade sob o ponto de vista de nove moradores do entorno do Parque Nacional (PARNA) de Boa Nova, Bahia, Brasil. Especificamente, visou identificar ações antrópicas, no que se refere à extração madeireira, realizadas pelos próprios entrevistados, e relacioná-las à EA. Além disso, visou também criar uma proposta de ação relacionada à conservação da biodiversidade junto à comunidade a partir dos resultados obtidos na pesquisa. As entrevistas foram analisadas qualitativamente e os dados foram categorizados segundo a técnica de Análise de Conteúdo. Portanto, foram elaboradas duas categorias principais: (1) Extração de madeira na região e, (2) Conservação e preservação da biodiversidade. Por haver a presença desta importante unidade de conservação (UC) da Bahia em Boa Nova, há a possibilidade e, principalmente, a necessidade de incentivar a criação de variadas práticas no âmbito da EA. A análise dos dados tem como finalidade subsidiar futuras ações no que diz respeito à conservação e preservação da biodiversidade. Os resultados deste estudo permitem afirmar que, de modo geral, os moradores do entorno do PARNA de Boa Nova estão respeitando as leis que proíbem a utilização/exploração de recursos naturais nas áreas pertencentes a esta UC. Notou-se também uma relativa falta de conhecimento por parte de alguns sujeitos referente à conservação e preservação da biodiversidade. Desta forma, há a necessidade de implantação de ações no âmbito da EA, para que a população em geral seja sensibilizada quanto a este aspecto tão fundamental. 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Conservação. Biodiversidade. Extração madeireira. Fragmentação de florestas.