quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Educação em Saúde: concepção dos manipuladores de alimentos sobre contaminação e intoxicação por microrganismos na feira livre do município de Jaguaquara-BA.

GUIMARÃES, Jéssica dos Santos. Educação em Saúde: concepção dos manipuladores de alimentos sobre contaminação e intoxicação por microrganismos na feira livre do município de Jaguaquara-BA. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié-BA, 2013.

ORIENTADORA: Prof. Mcs. Dellane Martins Tigre
CO-ORIENTADORA: Prof. Dra. Silvana do Nascimento Silva

RESUMO
Os microrganismos são seres microscópios que estão por todos os lugares, a maioria deles não causam riscos a saúde, no entanto, há aqueles que são considerados nocivos. Vários ambientes podem ser propícios para a proliferação desses seres vivos, como por exemplo, a feira livre, que é um hábito cultural amplamente disseminado, onde ocorre a comercialização de alimentos típicos de várias regiões do país, além de ser caracterizado pela grande afluência de público. Esse ambiente também é caracterizado pelas precárias condições higiênico-sanitárias, principalmente no que diz respeito aos manipuladores de alimento, esse fator é atribuído a falta de informação desses indivíduos. Dessa forma, este trabalho objetivou analisar concepções dos feirantes que manipulam alimentos a cerca dos microrganismos, contaminação de alimentos e riscos a saúde do consumidor, bem como comparar através de análises microbiológicas a quantidade de microrganismos presentes nas mãos dos manipuladores antes e depois da lavagem das mãos, observar se eles utilizam agente de limpeza apropriado para a lavagem das mãos e fornecer informações sobre microrganismos e prática de assepsia através de material didático de educação sanitária. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, para a realização da pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada com questões aplicadas aos manipuladores numa feira livre do município de Jaguaquara-BA. As concepções dos manipuladores de alimentos foram apresentadas a partir das categorias que emergiram dos dados analisados. Dentre os resultados foi possível observar que as concepções dos manipuladores de alimento a respeito dos microrganismos, contaminação e intoxicação alimentar são limitadas, sendo necessárias ações educativas que tem como fim a disseminação do conhecimento de modo que proporcione mudanças significativas.

Palavras-chave: contaminação de alimento, microrganismo, educação em saúde, alfabetização cientifica.