segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O SABER AMBIENTAL DOS LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Investigações em Ensino de Ciências – V18(3), pp. 737-752, 2013
http://www.if.ufrgs.br/ienci/?go=artigos&idEdicao=57


Silvana do Nascimento
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graça Simões de Carvalho 
CIEC, Instituto de Educação
Universidade do Minho

Resumo
As questões ambientais, atualmente, têm sido abordadas de maneira que vai além dos impactos naturais, abrangendo aspectos socioeconômicos, políticos e culturais. Neste trabalho fazse uma descrição das tipologias das concepções sobre o saber ambiental, com especial referência às relações que o permeiam, e desenvolve-se um trabalho empírico, analisando as concepções sobre o saber ambiental de estudantes concluintes do curso de licenciatura em ciências biológicas, em uma universidade do Estado da Bahia. Os dados foram recolhidos através de pesquisa de cunho qualitativo, por meio da aplicação do questionário de perguntas abertas com respostas em texto e desenho. Os resultados evidenciaram um predomínio de concepções naturalistas, mas não foram encontradas concepções socioambientais do tipo metabólicas. Tal resultado conduz à necessidade de inserção dessas abordagens críticas da questão ambiental na formação do professor de Ciências e Biologia, enfatizando interação entre trabalho, natureza e sociedade. Por fim, emergem também algumas sugestões de pesquisas futuras, entre as quais a de analisar as concepções sobre o ambiente que têm professores universitários de cursos de licenciatura em ciências biológicas e uma pesquisaação com os licenciandos investigados quanto à abordagem crítica sobre ambiente.
Palavras-chave: ambiente; formação de professor; ensino de ciências; ensino de biologia.

Abstract
Nowadays, environmental issues have been addressed in a way that goes beyond the natural impacts, embracing socio-economic, political and cultural aspects. This paper makes a description of the types of environmental conceptions, giving special emphasis to the interactions that permeate it, and develops an empirical work by analyzing the conceptions about the environmental knowledge of students majoring in a teacher preparation course on biological sciences of a university in the State of Bahia, Brazil. In a qualitative research, data were collected by application of a questionnaire with open questions with answers in text and drawings. The results revealed a predominance of naturalistic conceptions, while socio-environmental conceptions of systemic or socio-metabolic characteristics were not found. These findings lead to the need for the integration of these critical approaches about the environmental issue in Sciences and Biology teachers’ training, emphasizing the interactions between work, nature and society. Finally, some suggestions also emerge for future research, among which to analyze the biological sciences university teachers’ environmental conceptions and an action-research with these investigated undergraduates concerning environmental critical approaches.
Keywords: environment; teacher training; science education; biology education.