segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Análise de conteúdo sobre biodiversidade em livros didáticos de biologia do ensino médio

2d INTERNATIONAL CONGRESS OF SCIENCE EDUCATION - 15 YEARS OF THE JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION

JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION - Vol. 15, p. 182, Special Issue, 2014, ISSN 0124-5481, www.accefyn.org.co/rec

Milane Reis
Silvana do Nascimento

Os Parâmetros Curriculares Nacionais defendem que o ensino de Biologia deve auxiliar na compreensão da relação entre ciência, tecnologia e sociedade, tendo para isso que abordar temas contemporâneos. Tal abordagem requer que o professor seja capaz de perceber a ciência nas mais diversas manifestações do dia a dia, aproximando-a para a realidade dos estudantes, promovendo a contextualização dos conteúdos (Brasil, 2000). Neste sentido, destaca-se a atuação do livro didático que se apresenta como um instrumento auxiliar no processo de aprendizagem. Neste estudo buscamos desenvolver uma interface entre o livro didático e o tema da biodiversidade. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi analisar como o tema da biodiversidade tem sido abordado nos textos apresentados pelos livros didáticos de biologia, bem como identificar quais e como as concepções a respeito do tema são abordadas por meio de tal recurso, observando ainda se são enfatizados ou não aspectos relativos à sua conservação e uso sustentável. Sendo assim, a metodologia consistiu na Analise de Conteúdo (Bardin, 2004) sobre o tema Biodiversidade em quatro coleções de livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) para o triênio de 2011-2013. A partir da análise foram estabelecidas sete categorias sendo que níveis de organização da diversidade, aspecto ecológico, aspecto econômico e declínio da biodiversidade, foram elencadas com base em trabalhos já existentes, enquanto as categorias pesquisa científica, políticas públicas e aspecto conservacionista, emergiram desta análise. Os resultados revelaram que todas as coleções didáticas abordaram algum aspecto sobre o tema e que existem divergências quanto à ênfase dada a cada categoria de abordagem dentro das coleções, o que consideramos um fator positivo por refletir o caráter heterogêneo do livro didático. As categorias encontradas em maior quantidade foram declínio da biodiversidade, aspecto conservacionista e níveis de organização da diversidade. Com base nessa constatação percebe-se que essas abordagens perpassam certa preocupação com a preservação ambiental e a conservação da biodiversidade, o que pode sensibilizar o estudante sobre a importância da adoção de atitudes voltadas ao valor da diversidade biológica e do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, ressaltamos a mediação docente como ponto crucial para o despertar de tais atitudes, bem como para a compreensão e contextualização dos conhecimentos contidos nos livros, de modo que a temática da biodiversidade seja tratada não apenas sob a visão biológica ou naturalista, mas que a ela sejam vinculados aspectos sociais a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos e ativos frente às questões ambientais.

L. Bardin Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.
Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e
suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2000.

Palavras-chave: análise de conteúdo, biodiversidade, livro didático, ensino médio.