sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Análise de conteúdo sobre Biodiversidade em livros didáticos de biologia do ensino médio.

REIS, Milane Almeida. Análise de conteúdo sobre Biodiversidade em livros didáticos de biologia do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié-BA. 2014.

 Orientadora: Profª. Drª Silvana do Nascimento Silva

RESUMO

Neste estudo buscamos desenvolver uma interface sobre as temáticas livro didático e biodiversidade. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi analisar como o tema biodiversidade tem sido abordado nos textos apresentados pelos livros didáticos de biologia, bem como identificar quais e como as concepções a respeito do tema são abordadas por meio de tal recurso, observando ainda se são enfatizados ou não aspectos relativos à sua conservação e uso sustentável. Sendo assim, a metodologia consistiu em analisar os conteúdos sobre Biodiversidade em quatro coleções de livros didáticos de Biologia aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) para o triênio de 2011-2013. A partir da análise foram estabelecidas sete categorias sendo que níveis de organização da diversidade, aspecto ecológico, aspecto econômico e declínio da biodiversidade, foram elencadas com base em trabalhos já existentes, enquanto as categorias pesquisa científica, políticas públicas e aspecto conservacionista, emergiram desta análise. Os resultados revelaram que todas as coleções didáticas abordaram algum aspecto sobre o tema e que existem divergências quanto à ênfase dada a cada categoria de abordagem dentro das coleções, o que consideramos um fator positivo por refletir o caráter heterogêneo do livro didático. As categorias encontradas em maior quantidade foram declínio da biodiversidade, aspecto conservacionista e níveis de organização da diversidade, com base nessa constatação percebe-se que essas abordagens perpassam certa preocupação com a preservação ambiental e a conservação da biodiversidade, o que pode sensibilizar o estudante sobre a importância da adoção de atitudes voltadas ao valor da diversidade biológica e do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, ressaltamos a mediação docente como ponto crucial para o despertar de tais atitudes, bem como para a compreensão e contextualização dos conhecimentos contidos nos livros, de modo que a temática da biodiversidade seja tratada não apenas sob a visão biológica ou naturalista, mas que a ela sejam vinculados aspectos sociais a fim de contribuir para a formação de cidadãos críticos e ativos frente às questões ambientais. 



Palavras-chave: análise de conteúdo, biodiversidade, livro didático, ensino médio.