quinta-feira, 15 de novembro de 2012

O ambiente em um livro didático de biologia : análise de conteúdo

http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/20831

Silva, Silvana do Nascimento
Carvalho, Graça Simões de


Diante da necessidade do entendimento crítico sobre o ambiente em que existem interfaces entre conhecimentos socialmente construídos, é importante investigar como ele é trabalhado nos livros didáticos de biologia. Analisamos o tema ambiente no livro didático de Biologia, Linhares e Gewandsznajder que foi o mais bem avaliado pelo PNLEM-2007. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, que consiste em identificar os núcleos de sentido de uma comunicação. Aplicámos a grade analítica às unidades de registros constituídas por títulos, frases e parágrafos que abordam o tema ambiente, e que permitiu a elaboração dos seis indicadores de enfoques: processos biológicos, alterações ambientais, exploração dos recursos naturais, medidas de controle, contextos sociopolíticos e econômicos, e ambiente-tecnologia. Das unidades de registro analisadas, predomina o indicador processos biológicos. Torna-se evidente que os autores do livro didático devem contextualizar com mais intensidade os conhecimentos biológicos com os conhecimentos relacionados às questões socioambientais.


Given the need for critical understanding about the environment in which there are interfaces between socially constructed knowledge, it is important to investigate how it is presented in biology textbooks. We analyze the environmental theme in the Biology textbook “Linhares & Gewandsznajder”, which has been the best evaluated textbook by PNLEM-2007. The methodology used was content analysis, which is to identify the units of meaning of a communication. We applied the analytic grid to unit records consisting of titles, phrases and paragraphs that address environment, and that allowed the elaboration of six indicators: biological processes, environmental changes, exploitation of natural resources, control measures, socio-political and economic contexts, and environment-technology. Of the analysed registration units, the ‘biological processes’ is the predominant indicator. It becomes evident that textbooks authors must contextualize more intensely the biological knowledge with the knowledge related to socio-environmental issues.