terça-feira, 29 de julho de 2014

Concepções e práticas sobre Educação Ambiental de estudantes de uma escola pública no interior da Bahia a partir da pesquisa-ação

SANTOS, T. M. dos. Concepções e práticas sobre Educação Ambiental de estudantes de uma escola pública no interior da Bahia a partir da pesquisa-ação. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2014.

Orientadora: Silvana do Nascimento Silva




Acreditamos que a Educação como processo de formação humana proporciona grandes contribuições na busca pela conscientização dos sujeitos quanto às questões sociais e ambientais. Deste modo, a Educação Ambiental crítica, busca a partir da aproximação com dada realidade, problematizar conceitos e comportamentos preestabelecidos socialmente, visando o processo de emancipação dos sujeitos. Portanto esse trabalho objetivou, além de analisar os conhecimentos prévios dos estudantes e as práticas ambientais por eles desenvolvidas, elaborar uma intervenção conjunta, na tentativa de refletir sobre possíveis transformações de conceitos valores e atitudes tendo em vista a construção de uma Educação Ambiental crítica. Neste sentido, delimitamos uma intervenção que contou com a participação ativa dos estudantes e da pesquisadora durante o processo de realização do projeto. Os dados da pesquisa nos levam a entender que as concepções iniciais sobre Educação Ambiental dos estudantes versavam sobre um ponto de vista limitado às ações individuais. Porém, durante os momentos de interações coletivas os estudantes demonstraram maior criticidade quanto as questões ambientais, evidenciando que é possível avançarmos na luta por ações sociais transformadoras.

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Educação Ambiental. Pesquisa-ação.